Por que animes tem personagens tarados?
Quem nunca assistiu algum anime e apareceu algum personagem pervertido? Histórias japonesas são bastante conhecidas por terem esses tipos de personagens. Existem aqueles que fazem para ser alivio cômico na obra e outros que são realmente muito mulherengos e conquistadores.
Quem nunca assistiu algum anime e apareceu algum personagem pervertido? Histórias japonesas são bastante conhecidas por terem esses tipos de personagens. Existem aqueles que fazem para ser alivio cômico na obra e outros que são realmente muito mulherengos e conquistadores. Apesar disso, muitos não sabem o porquê esses personagens aparecem tanto em anime. Então, vou explicar o motivo por trás desses personagens e como a cultura japonesa influência nisso.
Cultura japonesa
Primeiro pronto é entender que esse tipo de personagem faz parte da cultura japonesa. Para eles simplesmente é normal ter esse tipo de personagens em suas obras. Eles acabam levando a sexualidade muito mais pelo lado comercial, pois acaba agradando parte do público, do que pelo lado moral, coisa que o ocidente está mais acostumado.
Outro ponto é a questão sobre sexualidade, situação essa que os japoneses historicamente têm menos vergonha de abordar em suas obras, desde o inicio da fama dos animes. Então para eles ter personagens como: Mestre Kame, Jiraya, Meliodas entres outros são muito comuns e apenas vistos como alivio cômico nas obras.
Mercado
Outro motivo é simplesmente pelo dinheiro e fama que esse tipo de personagem pode trazer para obra. Muitos personagens famosos possuem esse tipo de perfil e em animes muito famosos, como: Dragon Ball, Nanatsu no Taizei, Naruto, One Piece entre outros.
Japoneses não são burros, eles sabem o que vende no mercado interno deles, prioridade número um, então para eles o gosto do público irá falar sempre mais alto. Apesar de o ocidente reprovar muitas vezes as atitudes desses personagens, para os japoneses o que é importante é sempre o Japão e seu público pensam a respeito daquilo. Não podemos esquecer que os animes são criação deles.
Humor
Quem não acaba sorrindo com personagens tarados em algum momento do anime? É inegável que eles são muitas das vezes alivio cômico nas obras. Quem não se diverte com as investidas do Jiraya ou as reações de Brock no anime de Pokémon?
O humor sexual é muito comum no Japão e é uma ferramenta apreciada por japoneses de todas as idades. Esse tipo de humor, embora possa parecer controverso, é uma maneira de explorar alguns tabus e quebrar algumas barreiras na sociedade japonesa que é bastante conhecida pelo seu estilo conservador. Então, para alguns autores utilizar esse tipo de humor ajuda a sociedade é quebrar alguns preconceitos.
Diferenças culturais
Ponto importante são as diferenças culturais entre os japoneses e a sociedade ocidental. Para muitos de nós esses tipos de personagem não são muito comuns em nossas obras. Geralmente esse tipo de humor é mais aceito em desenhos em idades bem mais avançadas.
Mas no Japão existe uma cultura muito maior de coisas sexuais em sua programação, muito em função do público majoritariamente masculino, principalmente em animes, fazendo com que isso seja mais abordado. Então como japoneses não tem muito pudor nessa questão e agrada o mercado interno, então para eles é algo que pode ser abordado com bastante tranquilidade.
Importância desses personagens nas obras
Apesar de todas as controvérsias que cercam esses personagens, acaba sendo inegável que muitos deles exercem uma importante grande nos animes. No mercado interno eles são amados e no mercado exterior também, trazendo popularidade e dinheiro.
Vários desses personagens exercem papel central em grandes obras de sucesso, tanto no passado quanto no futuro. Quem não conhece personagens icônicos como: Sanji de One Piace, Jiraya de Naruto, Brock de Pokémon, entre outros importantes. Por mais controversos que sejam esses personagens e as polemicas que causam no ocidente, descarta-los é simplesmente impossível.